Assine Nosso Feed!

Receba Nossas Atualizações em Seu E-mail:

  • Receba Todos os Nossos Artigos Automaticamente em Seu E-mail
  • Tenha a Exclusividade de Receber Boletins do Nosso Blog
  • Inscrever-se no feed do Nosso Blog é Fácil, Rápido e Seguro
  • Ajude a fazer Nosso Blog Crescer!!!


  • 10 Dicas TCC de Engenharia Civil

    Olá a todos. 

    Estas dicas foram de vital utilidade quando tive de desenvolver meu trabalho de conclusão de curso, que sirva como dica aos demais que também estão indo de encontro a este inevitável gigante, vamos seguir a dica e sair vitoriosos desta batalha.

    Até mais 


    1. NÃO Procrastine! 

    A preguiça certamente pode ser seu maior inimigo com relação a seu TCC, quanto mais você adiar cada uma das etapas, quanto menos você colocar a mão na massa, mais trabalho vai ter em cima da hora e menor será a qualidade final.

    Organize seu trabalho em etapas (E AS CUMPRA), especificamente cada etapa deve ser estipulada por você devido a área específica do TCC, mas de um modo geral posso dizer que no mínimo teremos três etapas: estudo, produção e revisão (sim, revisão, de preferência mais de uma!).

    2. Não se perca na sua bagunça!

    A sua cabeça estar uma bagunça até é aceitável rsrsr mas seu TCC deve estar organizado e ter um foco. Não perca de vista onde quer chegar com seu trabalho, ou seja, o que você quer provar com ele, não importa que quer provar ou que algo seja verdadeiro ou não, mas mantenha-se no foco original.

    Talvez no decorrer do trabalho você tenha que tomar novos rumos não previstos devido a metodologia necessária, mas faça isso sem perder o foco!

    P.S. Se tivesse lido e feito a etapa um não estaria se perdendo agora (estudo, produção, revisão) rsrsrsr
    3. Não queira falar tudo sobre tudo!

    Quando você não da atenção ao mandamento a dica 2, pode acabar tentando falar sobre tudo, e se tornar abrangente demais, o que te leva invariavelmente a uma enorme bagunça e a um TCC superficial. TENHA FOCO!

    Fale exatamente sobre o que você se propôs inicialmente, explique tudo o que for necessário, e em alguns pontos que já foram amplamente abordados você pode apenas relembrar o conceito e dar continuidade rumo a SEU OBJETIVO!

    4. ABNT – Não brigue com ela!

    Seu trabalho de TCC deve ser feito segundo as especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas, portanto não tente ser o diferente rsrsrs Siga as normas para que você apresente um bom TCC (e para que ele seja aceito rsrsr)

    Lembre-se do mandamento da dica 1, não seja preguiçoso, se você deixar para se enquadra a ABNT apenas na hora da revisão certamente irá para o inferno terá muito mais dificuldade.

    5. Não seja uma máquina de escrever!

    Tenha em mente que mesmo sendo um trabalho acadêmico ele é escrito de um humano para humanos, portanto além de um sem fim de questões técnicas é importante saber dosar técnica com posicionamento, até porque imparcialidade total é mentira, isso não existe, afinal você está defendendo uma ideia, e dentro de determinada metodologia o fará! MAS COMO HUMANO!

    6. Não jogue a culpa no computador!

    Tenha em mente que o TCC é algo de grande importância, portanto certos cuidados devem ser tomados por você, e se algo der errado a culpa é sua e não do computador! Não seja burro desatento e cuide de:

    Faça backups frequentes de seu trabalho (todos os dias) e por favor, tenha a decência de armazenar as cópias fora do seu computador rsrsr

    Quando for imprimir, confira (dias antes) se sua impressora está funcionando adequadamente e se ela tem tinta rsrsr

    7. Não escolha um orientador que não orientará!

    Saber escolher o orientador pode te salvar do inferno de alguns problemas. Ao escolher um orientador certifique-se de que ele conhece especificamente o tema o qual você estará tratando em seu TCC, pois caso ele não conheça, por mais boa vontade que ele tenha a ajuda prestada por ele pode acabar sendo muito superficial.

    Mas lembre-se do mandamento da dica 1 (Não tenha preguiça!), o papel do orientador é apenas aparar algumas arestas e orientar como melhorar o que se espera que já esteja bom, afinal é neste momento que você vai mostra sua capacidade, tanto de pesquisa como de argumentação dentro de uma metodologia científica!

    8. Não acredite em apenas duas opiniões!

    Para que você tenha como se certificar quanto a qualidade real de seu TCC apenas as opiniões sua e de seu orientador não bastam, a sua por motivos óbvios (para a coruja o filhote é lindo rsrsr) e de seu orientador pode estar contaminada devido ao acompanhamento do processo e conhecimento prévio de diversas fontes de informações (possivelmente indicadas por ele).

    Então tente fazer com que outras pessoas (de preferência da área) leiam seu TCC e opinem, assim você terá uma noção mais exata de como as coisas estão indo.

    9. Não seja um plagiador!

    Tenha em mente que você deve redigir seu trabalho e ele deve ser original! Citar pode se fazer necessário, portanto cite sem medo, MAS DIGA A FONTE! Tentar ganhar méritos com o texto dos outros é feio, em um TCC então, eu particularmente considero falta de vergonha na cara rsrsr

    10. Não seja negligente com SEU trabalho

    Este é seu último trabalho acadêmico (isso se não fizer uma pós-graduação) e portanto não custa nada fazer algo com que daqui alguns anos você sinta orgulho de ter feito. E é claro que caso seja negligente isso fica relativamente fácil de notar em seu texto ao ser examinado pela bancada. Não seja apenas mais um na média em meio a grande multidão de medianos!

    Como você pode ver eu em momento algum tratei de questões técnicas, até porque podem variar de um curso para outro, mas eu tratei de bom senso e de comprometimento com seu TCC, siga essas dica e certamente será bem mais simples de concluir seu trabalho sem ter problemas com coisas facilmente contornáveis!

    Fonte: http://www.osabetudo.com/os-10-mandamentos-do-tcc-o-que-nao-faras/

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    Receba nossas atualizações

    DESTAQUES